sábado, 13 de outubro de 2012

CRACK É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA.

Aumento no consumo de crack é questão de saúde pública

Humberto Verona, presidente do Conselho Federal de Psicologia, participou de entrevista sobre o aumento no consumo de crack no jornal Bom Dia DF, da TV Globo, exibido  em 06 de maio de 2010 quinta-feira.
Na entrevista, da qual também participou Ricardo Lins, gerente de saúde mental da Secretária de Saúde do Distrito Federal, Verona falou da questão do uso abusivo de álcool e outras drogas a partir de perspectiva da Psicologia: “O problema do crack, da cocaína e do álcool são problemas sérios de saúde pública.
O importante nessa conversa é que esse tema não pode ser tratado só do ponto de vista da segurança publica, nós estamos aqui pra falar que é um problema que envolve outros setores como a saúde e os Direitos Humanos. Uma série de fatores estão envolvidos na questão da pessoa que acaba se tornando um usuário abusivo de substâncias psicoativas”.
Quando questionado sobre a dificuldade do usuário parar de usar drogas sozinho, Verona explica que “é muito difícil. Precisa de uma rede de apoio na saúde, uma rede de apoio social, por isso que as pessoas que moram na rua tem uma rede muito fragilizada. Essas pessoas têm mais dificuldades de enfrentar o problema porque elas já estão em uma situação de vulnerabilidade, uma situação mais difícil para elas”.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário